Thursday, March 8, 2007

Dia da MULHER?!

Desculpem lá, mas Dia da Mulher?! Dia da mulher devia ser todos os dias !!! Eu não acho piada nenhuma a esta história do Dia da Mulher. Não sei, parece-me assim uma coisa tipo dia das infelizes a quem ninguém liga a mínima durante o ano todo.
Quero ser reconhecida pelas minhas qualidades enquanto ser humano; depois pelo trabalho que tenho feito enquanto mãe e também pelo meu exercício profissional. Ser mulher pode, como é evidente, influenciar o modo como desempenho estas tarefas, mas não a qualidade dos resultados. Ser mulher não me confere mais "jeito" para isto ou para aquilo. As minhas diferenças biológicas não incluem ter algures um gene que determina ter "jeito" para limpar, passar a ferro, embalar bebés ou fazer crochet. Isso é-nos passado por anos e anos de educação orientada e condicionada pela cultura machista das sociedades onde nos movimentamos. E na minha opinião, é esta mesma cultura que uma vez por ano celebra o facto extraordinário de ser mulher. É esta mesma cultura hipócrita que uma vez por ano leva os homens a oferecerem flores às mulheres das quais abusam durante o resto do ano. Que me interessa uma flor hoje, se ainda ontem ouvi um paspalho qualquer a dizer mal das mulheres ao volante? Que me interessa ir jantar a um lugar bonito hoje se durante todo o ano me exigem o jantar feito a tempo e horas? Que me interessa ser mimada hoje se durante todos os dias do ano me fazem acreditar que não valho nada? É com esta realidade que vivem em pleno século XXI, e mesmo nos países desenvolvidos, grande parte das mulheres.Por tudo isto, concordaria certamente com um dia internacional contra a violência exercida sobre as mulheres. Não quero um dia da mulher porque não sou melhor nem pior que os homens que, sendo gente, são como eu. Porque acredito na igualdade dentro da diferença. Diferença que jamais rejeitaria, porque além de ser pessoa, mãe, orgulho-me de ser mulher!
PS: Convêm acrescentar que, como mulher, gosto de certos mimos, desde que contextualizados. Adoro que me deixem passar primeiro e coisas do género... e já sei que me vão dizer que sendo assim não há igualdade. Responderia que certos rituais fazem parte de algo a que alguns chamam cavalheirismo. Eu gosto de lhe chamar sedução ;)

No comments: